Como provar desvio de função

Direito Previdenciário O Direito Previdenciário é uma área do Direito que visa regular e garantir a seguridade social, ao assegurar o benefício garantido por lei para um segurado ou seu dependente.

Fique atento ao desvio de função, esse problema pode estar ocorrendo em seu local de trabalho.
Hoje no Brasil o nível de desemprego está nas alturas, muitas pessoas perderam o emprego por conta da pandemia, tivemos problemas com todos os setores, demissões em massa, remanejamento de funcionários, mudanças em cargas horárias, trocas de turnos, trabalhos home office. Tudo para que possamos nos enquadrar na situação que estamos vivendo.
Para isso quase todos empresários precisaram se adaptar para essas mudanças não afetasse todo o organograma de trabalho da sua empresa, muitos deles não conseguiram, e acabaram tendo que fechar seus negócios, milhares de pais de família perderam empregos, muitos acabaram que se sujeitar à empregos que não eram aptos a realizar aquelas atividades.
Mas em paralelo a isso muitos funcionários acabam acumulando funções, fazendo serviço de duas ou mais pessoas para que a demanda fosse suprida. Trocas de funções também tiveram que ser realizadas para que todo o sistema interno da empresa não parasse por completo.
O problema maior é o desvio de função no trabalho, esse desvio pode acarretar problemas tanto para o colaborador como para o patrão, por isso hoje iremos falar um pouco sobre isso.
Como saber se estou em desvio de função?
Muitos funcionários podem estar sofrendo esse desvio de função clt sem saber, ou sabem e ficam com medo de perder seus respectivos empregos e acabam se omitindo. Mas saiba que você consegue identificar esse desvio e tentar resolver de algumas maneiras esse problema. Usaremos um exemplo de desvio de função clt para ilustrar a situação e possivelmente ajudar quem tem dúvidas sobre isso:

Você foi contratado para a função de atendente em uma loja de materiais de construção e você tem a função de atender clientes, tirar pedidos e efetuar vendas, porém como estão com pouca mão de obra eles tiram você desse setor e colocam para dirigir o caminhão da empresa, realizando carga e descarga de materiais, fazendo entregas, ir buscar e ir entregar todo tipo de material que a loja possa vender. Isso fica caracterizado desvio de função, pois você troca totalmente de função que foi contratado.
Mas o que isso pode me prejudicar?

Na maioria dos casos, quando ocorre essa troca não é feito anotações em carteira de trabalho e isso é muito ruim.
Na maioria dos casos, quando ocorre essa troca não é feito anotações em carteira de trabalho, não é feito reajuste salarial ou em bonificações, e até mesmo em benefícios, isso é muito ruim para o funcionário, e imaginemos que esse colaborador está exercendo esse desvio de função e sofre um acidente grave enquanto trabalha, na perícia o perito irá constatar que ele estava indevidamente realizando serviços que são inerentes a função que o mesmo foi contratado.
Isso acaba gerando multas, advertências e encargos ao empregador, e para o colaborador toda aquela dor de cabeça que existe com o acidente, machucado, afastamento, tempo de serviço perdido, possíveis fisioterapias, cirurgias, entre outros. Como resolver esse problema?
A maneira mais simples de resolver esse problema de desvio de função no trabalho é primeiramente conversar amigavelmente com quem é responsável sobre isso, setor de RH, setor administrativo, ou até mesmo com o patrão. Se não surtir efeito, procure ajuda na Justiça do trabalho para que possam tentar resolver a situação da melhor forma possível.
Então você funcionário, ou você empregador fique atento, esse problema pode estar ocorrendo em seu local de trabalho. Resolva isso o mais rápido possível, evitando futuros problemas entre funcionário e patrão. Espalhe essa informação Fique informado sobre seus direitos