Direito Previdenciário O Direito Previdenciário é uma área do Direito que visa regular e garantir a seguridade social, ao assegurar o benefício garantido por lei para um segurado ou seu dependente.
O INSS é a única fonte de renda para muitas pessoas e quem já é beneficiário sempre aguarda com ansiedade o reajuste no benefício. E você, também quer saber quais foram os reajustes INSS 2021?
É muito importante estar sempre antenado a esse tipo de coisa, pois é possível se programar melhor para os próximos meses. Nem sempre o aumento acompanha o acréscimo no custo de vida, tornando a organização ainda mais importante.
Sendo você beneficiário ou não (caso esteja em vias de se aposentar), compreender como funciona esse reajuste e qual será o valor vigente ao decorrer de 2021 é muito importante. Confira agora mesmo! Como funcionam os reajustes INSS 2021?
Os reajustes INSS 2021 funcionam da seguinte forma: a cada ano os beneficiários precisam ganhar um pouco mais porque o nosso dinheiro desvaloriza ao decorrer do ano por conta da inflação.
Já ouviu falar que cem reais hoje não valem o mesmo que cem reais há 5 anos? É justamente sobre isso. A mesma quantia de dinheiro não oferece o mesmo poder de compra.
Sendo assim, manter o benefício do INSS sob o mesmo valor é diminuir a renda dos aposentados.
No ano de 2021, infelizmente, o acréscimo do salário mínimo não é tão condizente com a realidade do brasileiro. Ao decorrer de 2020 – e o que vai se arrastar por 2021 – os preços subiram muito.
Uma simples ida ao mercado, comprando pouquíssimas coisas, pode comprometer grande parte do seu salário. Então, mesmo o governo aumentando o valor não há um nivelamento justo entre benefício e custo de vida.
O motivo dos reajustes INSS 2021 incoerentes são muitos, a começar pela pandemia e cenário político complicado que o Brasil vive. Dessa forma, beneficiários podem ficar insatisfeitos com o valor do ajuste. Quais são os valores dos reajustes INSS 2021
Mas, claro, os reajustes do INSS 2021 são melhores do que nada, não é mesmo? Mas, no final das contas, qual é o valor do salário mínimo neste ano (o salário mínimo está atrelado ao benefício da previdência social).
Desde 01 de janeiro de 2021 o “novo” salário mínimo começa a correr no Brasil. Foi anunciado pelo Governo Federal um aumento de 5,26% no valor de 2020. Ou seja, o salário que era de R$1045 passou para R$1100,00.
E isso quer dizer que este é o valor que impera por todos os estados do Brasil? Não, alguns estados, como São Paulo, oferecem aos seus moradores um salário maior.
O que os estados não podem é oferecer um valor abaixo do que consta o piso Federal. Entretanto, mesmo os estados que aumentam os reajustes INSS 2021 não terão mudanças no valor do 13º salário (segue sempre o piso federal). Está pensando em se aposentar?
Consulte um profissional
Se você está em vias de se aposentar e por isso está tentando entender os reajustes INSS 2021, então fique sabendo que isso pode ser um pouco complicado para algumas pessoas.
Muitos preferem contratar um profissional para lidar com essa documentação de aposentadoria. Os advogados, por exemplo, podem encontrar maneiras mais fáceis (e até mais vantajosas) de conseguir os benefícios.
Sendo assim, se programe e entre em contato com um advogado. Entretanto, antes de fazer isso é recomendado que você faça uma organização prévia dos documentos referentes aos seus trabalhos (carteira profissional e coisas do gênero).
Bons advogados irão te passar todos os valores dos reajustes INSS 2021 e irão te direcionar nesse momento de requerimento de aposentadoria, o qual pode ser bem complicado para aqueles que não possuem toda a documentação em dia. Espalhe essa informação Fique informado sobre seus direitos