Direito Civil

Direito Civil

O Direito Civil é uma área muito abrangente do Direito que trata especificamente dos direitos e deveres de cada cidadão e cidadã. A ideia é estabelecer regras e garantir a aplicação delas dentro da sociedade.


Você sabe que a nossa sociedade é organizada a partir da implementação de regras: são deveres ou obrigações e também direitos que precisam ser respeitados para não prejudicar a pessoa individualmente ou a sociedade como um todo.

Quase todas as normas são reguladas pelo Direito Civil, e elas vão disciplinar nossas vidas desde o momento em que nascemos até mesmo depois de nossa morte. Isso porque não vivemos sozinhos e nossas ações precisam ser, de certa forma, padronizadas, para não gerar uma má relação com outras pessoas ou até coisas.

Observe que se você possui um carro ou um imóvel, se está prestes a casar ou a pagar uma pensão, por exemplo, certamente você está seguindo regras estabelecidas pelo código civil.

Dessa forma, fica fácil entender que o Direito Civil disciplina as relações entre as pessoas, sejam físicas ou jurídicas, como o casamento por exemplo, e entre estas pessoas e as coisas, a exemplo da compra de uma propriedade.

É por isso que este ramo do Direito é também conhecido como o direito do cidadão e da sociedade. Saiba que as regras surgem para abrir caminho e entendimento sobre o que é permitido e o que não é permitido fazer dentro da sociedade.


Como o advogado em Direito Civil pode ajudar você?


É o advogado especialista em causas civis que pode auxiliar você nas diversas situações que envolvem as relações individuais, familiares e de convivência em sociedade. Veja a seguir as subáreas que o advogado pode interceder para ajudar você:

Direito pessoal:

A maioridade é um direito e uma situação que gera deveres a todos os cidadãos. O estabelecimento e manutenção da ordem relativos aos atos praticados a partir da maioridade são questões que o advogado pode interceder de modo a garantir o direito e/ou a execução de um dever.

Direito familiar:

Questões relativas ao conjunto familiar, como por exemplo o casamento e o divórcio, o pagamento de pensão ou custódia, são situações que podem ou não gerar conflitos e exigir o acompanhamento de um advogado.

Direitos Suscetórios:

Mesmo após a morte, o Direito Civil tem aplicação, como por exemplo, nos casos de herança e de indicação de substitutos.

Direito Reais:

Situações relativas à propriedade de móvel ou imóvel são acompanhadas por um advogado especialista em Direito Civil.

Direito empresarial:

As relações civis de empresas e seus empresários são regidas por normas civis que geram direitos e deveres. Questões relativas são acompanhadas por um advogado do Direito Civil.


Quando buscar um advogado?

Você deve buscar um advogado quando ver seus direitos ou deveres prejudicados em situações pessoais e/ou diante de suas relações em sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *