O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) anunciou, na última semana, que distribuirá R$ 8,13 Bilhões dos 8,5 bilhões recebidos pelo fundo em 2020 entre os cerca de 80 milhões de trabalhadores. O valor equivale a 96% do lucro líquido obtido pelo conselho curador do fundo. De acordo com a CAIXA Econômica Federal, o valor será repassado para as contas até o dia 31 deste mês.
Contudo, como o valor será calculado? Quem terá direito de receber? E como vai funcionar? Para responder a esta e outras perguntas sobre o assunto, acompanhe este artigo que vai te ajudar a conhecer mais sobre o assunto.
De acordo com a Caixa, o valor será creditado na conta de 88,6 milhões de pessoas. Quem terá direito a receber este repasse são os trabalhadores vinculados ao FGTS com saldo positivo até 31 de dezembro de 2020.
Também é importante conhecer como este valor será distribuído para os trabalhadores. Será aplicado o índice de 0,0186 sobre o saldo existente até dezembro do ano passado. Por exemplo, quem tinha R $1.000,00 depositado, receberá R $18,64 de lucro.
Com isso, de acordo com a CAIXA, com essa distribuição de lucros, a rentabilidade das contas vinculadas no ano-base 2020 do FGTS alcançará 4,92%. O rendimento é, inclusive, superior ao IPCA, que no mesmo ano alcançou 4,52%.
Como posso consultar se tinha saldo positivo em dezembro de 2020?
O site da Caixa ou o aplicativo do FGTS, que pode ser baixado para dispositivos iOS e Android, permite que você verifique o quanto havia em dezembro, ao olhar a última data de atualização da conta até 31 de dezembro. É importante lembrar que qualquer conta inativa com cerca de R$ 0,01 também tem direito a receber, mas o valor a ser recebido será baixo e quase imperceptível.
E o dinheiro do lucro do FGTS pode ser sacado? Vale lembrar que o saque do FGTS é autorizado em apenas alguns casos. Entre eles, podemos citar:
- Demissão sem justa causa, aposentadoria;
- Saque-aniversário;
- Compra de Imóveis;
- Término de contrato por prazo determinado;
- Quem ficou em um período de três anos sem carteira de trabalho.
As outras condições que permitem o saque são determinadas na Lei Federal 8.036/90. Quem atender a estas condições e não tiver o valor creditado na conta deve entrar em contato por meio de um dos canais de atendimento da CAIXA. Você já conferiu se tem direito ao lucro do FGTS?